domingo, 19 de agosto de 2012

Bloco de Esquerda e a direcção bicéfala


Francisco Louçã, coordenador do Bloco de Esquerda, defende que a sua sucessão representa a abertura a um novo ciclo político e que uma direcção bicéfala é uma solução "para o século XXI". Para a sucessão, que deverá ser protagonizada por um homem e uma mulher, aponta João Semedo e Catarina Martins.

Bom, face ao insucesso eleitoral ainda recente era esperado que o BE fizesse alterações nas suas estruturas. Estranho é Louçã ter uma perspectiva de direcção bipartida.

“O que é estranho é que a sociedade não se faça representar nos partidos como ela é” – diz-nos ele então. Face a isto, questiono-me: Será esta a melhor representação do que é a sociedade? Não creio… O BE sairá beneficiado nas urnas? Muito menos…

Quando temos Louçã a coordenar o Bloco há 13 anos, com Semedo a seu lado, estranho vê-lo defender que o seu par poderá fazer a renovação. João Semedo está simplesmente demasiado entranhado na cultura bloquista actual. A diferença poderá, eventualmente, materializar-se numa aproximação ao Partido Socialista (PS). Com isso ganhará alguns votos, mas ainda assim não acredito que se revelem muito expressivos.

Semedo, que destacou o papel de Louçã para a "mudança da política portuguesa e para a introdução de um novo discurso e de uma nova cultura política para a esquerda portuguesa", já não tem a “frescura” necessária para introduzir um novo discurso (apesar do consenso acerca das suas competências).

Neste sentido, e porque tal como Ana Drago observou, “o Bloco de Esquerda tem dirigentes que têm capacidade, protagonismo, propostas políticas e capacidade de confronto que permitem fazer uma nova liderança”, porque não voltar-se completamente para a tal "renovação geracional" clamada por Louçã?

Catarina Martins é um desses casos. Tal como Drago o é. Deve o Bloco pensar na hipótese de as colocar, em conjunto, na liderança? Nas palavras da própria Ana Drago a “discussão sobre nomes restringe o debate político que é necessário fazer”, sendo que “trabalhar nomes é fabricar figuras”.

Assim sendo, vamos esperar pela convenção do Bloco em Novembro.

0 comentários:

 
O Talho da Esquina © 2012