quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Eutanásia: franceses relançam debate


É hoje noticiado pelo Expresso que o presidente francês François Hollande defende o suicídio medicamente assistido em casos extremos de doenças incuráveis e dolorosas.

Apesar dos sectores franceses mais conservadores, sobretudo os religiosos, se terem mobilizado contra a eutanásia, a verdade é que recentes sondagens indicam que uma maioria de franceses aprova a eutanásia em casos restritos e extremos. 

O chefe de Estado francês é favorável às conclusões de um relatório que ele próprio encomendou, depois de ter prometido durante a campanha eleitoral uma lei sobre o assunto, sendo que a ideia não é legalizar a eutanásia mas "respeitar a vontade dos doentes até lhes dar a morte através de uma assistência médica que lhes permita morrer dignamente".

São vários os argumentos a favor e contra, não sendo, de todo, uma questão consensual. Sabendo isto, apelo então a libertarmo-nos de todas e quaisquer condicionantes, quer sejam religiosas ou culturais, e a colocarmo-nos no lugar de uma pessoa nessas condições.

Pergunto então: teremos nós o direito de interferir na liberdade individual de outro cidadão e proibi-lo de pôr termo a uma situação dolorosa e/ou incurável? Não creio...

Com esta abertura por parte do presidente francês será certamente relançado o debate sobre o tema. Sendo eu favorável ao suicídio assistido em casos extremos de doenças incuráveis e dolorosas espero que haja uma mudança nesse sentido pois "as pessoas querem adormecer e morrer em paz e sem dor".

0 comentários:

 
O Talho da Esquina © 2012