sábado, 26 de janeiro de 2013

Wall Street: Criminalizámos, e depois?



Bem, parece que nos EUA a história do combate a Wall Street entrou num novo capítulo. Parece que a administração Obama usou uma posição de força, contratando dois procuradores para criminalizar possíveis prevaricadores em Wall Street.

Vou entrar aqui (mais uma vez) como o céptico da questão.

Primeiro, ainda temos que ver o principal. Isto é: como é que se aguenta a Dodd-Frank? (Afinal, grande parte da culpa da crise dos subprime foi dos reguladores corruptos e/ou desatentos). Será o apertar da regulação a resposta indicada? Por cá, temos/tivemos Basileia I, II e III e isso não impediu que as cajas espanholas e BPN´s lixassem o sistema (terá havido um afrouxamento na regulação, dirão alguns).

Segundo e, para mim menos importante, estará Obama realmente interessado nisto? Bem, não querendo entrar em teorias da conspiração, a verdade é que há ligações entre ele...e a Goldman Sachs (uma das grandes PAC´s da campanha presidencial dele veio dessa instituição). Também é verdade que as contribuições desceram quando comparadas com as das eleições de 2008. Veremos. O lobby de Wall Street ainda terá bastante força.

Acho bem que se criminalize quem comete estes crimes (uma vergonha ninguém do Lehman ter ido dentro). Mas bem, apesar da ameaça de prisão ser algo eficaz, não impede que ainda haja bancos "too big to fail". E enquanto não se puderem deixar cair bancos, o problema nunca estará inteiramente resolvido.

0 comentários:

 
O Talho da Esquina © 2012